Mensagem de Boas Vindas
Foi com enorme satisfação que aceitei o compromisso de servir Portugal no Brasil, servindo as comunidades portuguesas e todos os que precisam dos serviços consulares.
Um compromisso que renovarei diariamente no sentido de servir o melhor que puder, esperando estar à altura da grande e forte comunidade portuguesa no norte do Brasil. Sabendo contudo que, o Vice-consulado em Belém, com uma área de jurisdição enorme e que merece por igual a mesma atenção, necessita reforço dos seus funcionários para que seja possível chegar a todos os que o procuram.
Conhecendo estas dificuldades e tentando sempre ultrapassá-las espero poder conseguir cumprir esse compromisso.
Maria Fernanda Pinheiro
Vice-cônsul de Portugal em Belém
Notícias
Mais notíciasCantoras Ana Laíns e Fafá de Belém celebram o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas
Evento será transmitido nas redes da Embaixada de Portugal no Brasil e do Camões Brasília no dia 10 de junho
Para assinalar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, 10 de junho, a Embaixada de Portugal no Brasil e o Camões – Centro Cultural Português em Brasília promovem o encontro de Ana Laíns com Fafá de Belém, duas grandes vozes femininas dos dois lados do Atlântico, num momento musical único que será transmitido pelas redes sociais da Embaixada de Portugal e pelo canal YouTube do Camões Brasília.
Premiada cantora portuguesa, Ana Laíns soma 20 anos de carreira com um álbum que entrou no Top Nacional de vendas em Portugal em 2020. Ela fez a sua primeira digressão pelo Brasil no ano passado, com apresentações em Salvador, Fortaleza e Brasília.
Fafá de Belém, uma das mais populares artistas do Brasil, tem uma forte relação com Portugal. De ascendência portuguesa, a cantora tem mais de 15 milhões de discos vendidos entre os dois países, além de ter um álbum totalmente dedicado ao fado (“Meu Fado”, 1992).
A cantora brasileira é uma das principais referências musicais de Ana Laíns. “Recordo de ser miúda e já gostar muito das canções ‘Vermelho’ e ‘Coração do Agreste`. Quando comecei a cantar profissionalmente, inclui-as no meu repertório”, conta. “Fafá é, talvez, uma das principais referências da música brasileira em Portugal. Ela tem uma grande paixão pelo nosso país”, revela Ana Laíns.
Com a admiração veio também uma amizade pessoal com Fafá de Belém e, em seguida, a concretização de uma parceria musical. Em 2018, as duas cantoras dividiram o palco em Sintra. E, agora, para o Dia de Portugal, o feito será repetido, num encontro musical que atravessa ritmos tradicionais portugueses e brasileiros.
A celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Brasil, em 2022, será uma verdadeira homenagem à terra de Camões e às relações entre Portugal e o Brasil. “A sensação que tenho é de que é um encontro que representa a amizade que existe entre Brasil e Portugal”, conclui Ana Laíns.
Este ano, a celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas no Brasil conta com o patrocínio de quatro empresas portuguesas presentes no Brasil. São elas: Galp, Teixeira Duarte, ECB (Grupo Mota-Engil) e EDP Brasil.
Sobre Ana Laíns
Com 20 anos de carreria, a multifacetada cantora tem construído uma carreira sólida e auto-suficiente. Na Grécia chamaram-lhe “Diva de um Fado Diferente”. Em França, “Virtuosa do Palco”. Em Portugal, gosta de ser conhecida como “Cantora Colorida” e é considerada uma das mais bonitas vozes da Língua Portuguesa. Começou a atuar como cantora profissional em 1999, após ter vencido a “Grande Noite do Fado” de Lisboa no Coliseu dos Recreios. Começa no fado e nos ritmos da Música Tradicional Portuguesa, mas vai mais além. E em 2006, como álbum de estreia “Sentidos”, é considerada uma das grandes revelações do ano na Música Portuguesa. A Revista “Songlines” salienta o exercício absolutamente contemporâneo de Ana Laíns no Fado. Em 2010 surge “Quatro Caminhos”, disco amplamente aplaudido pela crítica internacional. Em 2015 dá-se a “Celebração dos 8 Séculos de Língua Portuguesa”. No final de 2017, com o disco “Portucalis”, recebeu nomeações nas categorias para “Melhor Cantora Portuguesa 2017”, “Melhor Canção 2017” e “Melhor Concerto 2017”, tendo como referência o concerto na Casa da Música no Porto. Em 2021 a cantora foi consagrada com o sucesso do álbum de celebração de 20 anos de Carreira, com entrada direta para o 1º lugar do Top Nacional de vendas, e uma digressão nacional e internacional com mais de 30 datas.
Sobre Fafá de Belém
Cantora, compositora e atriz brasileira, Fafá de Belém ganhou reconhecimento nacional quando, em 1975, a música "Filho da Bahia", cantada por ela, foi introduzida na trilha sonora da telenovela “Gabriela”. A cantora completou, em 2020, 45 anos de carreira com mais de 15 milhões de álbuns vendidos, entre o Brasil e Portugal. Em 1992 lançou o disco de fados “Meu Fado”, com o aval da célebre fadista portuguesa Amália Rodrigues. Gravou mais de 30 álbuns, entre CDs, DVDs e EPs, além de participações em coletâneas de sucesso e outros artistas. A cantora é também embaixadora da Unicef, região amazónica, por ações e serviços prestados à causa infantil e adolescente. Além disso, possui cerca de cinquenta canções inseridas como temas de novelas e especiais de TV e soma uma série de shows e turnês nacionais e internacionais, com espetáculos em países como Itália, Espanha, Alemanha e, principalmente, Portugal. Intérprete que já recebeu as maiores honrarias e prémios no mundo artístico do seu país, ela recebeu os troféus de "Melhor cantora" e "Melhor Álbum", categoria popular, ano 2016, do Prémio da Música Brasileira. Em 2018 foi novamente indicada, categoria Melhor DVD. As suas canções extrapolaram fronteiras. Algumas delas, como "Vermelho", por exemplo, virou uma espécie de hino para a torcida do Benfica, em Portugal. Fafá também se aventurou no mundo da interpretação atuando em telenovelas e grandes musicais.
Serviço:
Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, Brasil 2022
Ana Laíns Convida Fafá de Belém
Dia 10 de junho, em transmissão pelo canal do YouTube do Camões – Centro Cultural Português em Brasília e pelo Facebook da Embaixada de Portugal no Brasil.
Mais um ano se aproxima do fim e renovamos as nossas esperanças para que o próximo seja mais tranquilo para todos e que possamos voltar à normalidade que tanto queremos.
Mais um ano de serviço às Comunidades portuguesa e brasileira do Norte do Brasil em que procuramos dar sempre o nosso melhor e tivemos sempre o apoio de todos.
Este vice-consulado, que tem sob a sua jurisdição seis Estado do Norte do Brasil - onde tenta chegar para responder às necessidades de todos, espera, no próximo ano, reforçar o número dos seus funcionários para assim poder melhor servir todos os que nos procuram.
Desejo a todos Boas Festas e que no próximo ano se concretizem os desejos de todos.
Maria Fernanda Pinheiro
Vice-Cônsul de Portugal em Belém
"Há exatamente um ano, no Dia Internacional dos Direitos Humanos, aterrei em Brasília na qualidade de Embaixador de Portugal no Brasil.
Um dia depois, gravei a minha primeira mensagem dirigida à vastíssima Comunidade de portugueses e luso-descendentes residente neste país, com o qual Portugal mantém há muitos anos uma relação sem igual.
O ano que está prestes a terminar foi ainda um ano muito difícil para todos. O flagelo que atingiu o Mundo inteiro não nos abandonou, mas há razões para termos esperança de que 2022 será vivido de uma forma mais parecida com o que vivíamos antes de Março de 2020.
Procurei, juntamente com os meus colaboradores, estar à altura da enorme responsabilidade que é representar Portugal neste país irmão. Promovendo aqui o Portugal moderno que conjuga respeito pelo passado, dinamismo no presente e visão de futuro. Atendendo às necessidades das nossas Comunidades. Alargando áreas de atuação no relacionamento bilateral.
O balanço que faço é claramente positivo.
Mas o caminho continua.
Renovo hoje os votos que então fiz, de Boas Festas e de compromisso em servir o melhor que posso e sei o meu país no Brasil."
Luís Faro Ramos
Embaixador de Portugal no Brasil